O Observatório Cidadão de Piracicaba promove, no próximo dia 16 de julho, ás 19h, no auditório da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil, o debate “Piracicaba e a Política Nacional de Participação Social”, que tem o objetivo de discutir os possíveis impactos para as políticas municipais do recente decreto presidencial, que propõe um novo marco legal para os mecanismos de participação popular, tais como Conferências e audiências públicas. Clique aqui e acesse o evento criado no facebook.
O tema será abordado por Wagner Romão, cientista político e professor da UNICAMP, que tratará em sua palestra da forte repercussão gerada pelo tema, tanto no Congresso, quanto entre a sociedade civil: “Entendo que o decreto ordena mecanismos que já existem, mas estavam bem `embaralhados’. No entanto, parte do Legislativo entendeu a iniciativa como uma perda de suas funções, provocando o que chamo de falsa polêmica.” ,diz ele.
A relação entre o cenário nacional e o municipal será feita por Luis Fernando Iozzi Beitum, analista de projetos do IMAFLORA, a partir da experiência do trabalho desenvolvido pelo Observatório Cidadão de Piracicaba.
“O Observatório já possui indicadores e análises sobre os diferentes espaços de participação social do município, o que permite identificarmos pontos fortes e fragilidades dos mesmos. Assim faremos a ponte entre o debate nacional e o contexto local”, diz ele.
Além disso, O Observatório Cidadão de Piracicaba convidou representantes do executivo, legislativo, conselhos e convida todos os cidadãos a participarem do encontro.
A programação e presenças confirmadas até o momento segue abaixo:
19h10 - Palestra “ A política nacional de participação social e seus impactos no âmbito local “ , professor Wagner Romão, Unicamp e Observatório Cidadão.
19h40 – Apresentação: Participação e Controle Social em Piracicaba : indicadores e análises do Observatório Cidadão
20h40 – Debate com os presentes
21h30 – Encerramento
Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.