Segundo Tiago Lazier, membro do Grupo organizador, a semana “propõe a cidade uma reflexão sobre a situação da mobilidade e sua fundamental importância para a qualidade de vida. Discutir mobilidade é mais do que pensar o trânsito, é uma luta pela cidade: pelo o que ela é, pelo o que ela deve ser, quem tem direito a ela e quais são esses direitos. Infelizmente, no Brasil o mesmo modelo de urbanização das últimas décadas, apesar do seu visível esgotamento, permanece vigente. A mobilização faz-se urgente.”
Tiago explica que o Grumus foi criado esse ano e é formado por pessoas que já vinham se encontrando para debater o tema e organizar as Semanas de Mobilidade nos anos anteriores, "O principal objetivo do Grumus é sustentar atividades e discussões ao longo de todo o ano", complementa.
A primeira atividade da Semana, que ocorrerá na sexta (19) pela manhã, será a “Vaga-Viva”, na qual serão ocupadas vagas de estacionamento com atividades lúdicas e de lazer. No mesmo dia a partir das 17h ocorre o Desafio Intermodal, com a proposta de avaliar a eficiência e o uso dos diferentes tipos de transporte na cidade, como bicicleta, ônibus, carro e caminhada. A atividade terá inicio na esquina da Av. Independência com a Rua Regente Feijó, contará com uma tomada de tempo no Terminal Central e será encerrada na Câmara de Vereadores. Os resultados serão cronometrados e divulgados para a população.
No sábado, às 16h, no Largo dos Pescadores ocorre o Debate Aberto sobre Mobilidade, com a presença de cidadãos interessados, técnicos e membros do Grumus. A semana termina com a realização de uma passeata de protesto. A atividade tem inicio às 17h com uma concentração na Estação Paulista, seguindo pelo centro até o Largo dos Pescadores. De acordo com os organizadores o protesto busca chamar atenção para as condições de mobilidade da cidade, com destaque para os frequentes acidentes de trânsito, e contra a Lei Municipal que determina que o Dia Mundial sem Carro seja realizado em Piracicaba sempre em um domingo.
Clique no link e confira todos os detalhes da programação
A semana prestará duas homenagens ao estudante da ESALQ/USP Nikolas Gomes Camilo “Gueta”, morto em um acidente de trânsito em maio desse ano. Além da passeata que prestará uma homenagem ao jovem, o desafio Intermodal terá inicio no local do acidente.
Créditos Foto: M. Germano/JP
Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.