A Câmara de Vereadores de Piracicaba atendeu 88% dos indicadores de transparência nas informações prestadas aos cidadãos, por meio do portal da Casa, avaliados pelo Observatório Cidadão de Piracicaba. É o maior percentual desde o início da série histórica, em 2012.
A íntegra do boletim pode ser conhecida aqui
Os critérios de avaliação são baseados nas recomendações da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, nas legislações federal, estadual e municipal, além de outros, considerados relevantes pelo Observatório e por isso, incluídos.
O responsável pelo crescimento do percentual de transparência foi o acréscimo das informações das despesas, em tempo real. No entanto, o portal da Câmara ainda não informa aos munícipes a agenda dos vereadores, bem como a relação com empresas e funcionários terceirizados, de forma satisfatória.
“Isso é consequência do trabalho que a Câmara vem desenvolvendo, ao longo do tempo. Mostra que há um compromisso e um esforço para realiza-lo”, diz Bruno Vello, cientista político, membro do Observatório, que lembra os eventos e a consulta pública para definir ações de parlamento aberto ,realizadas ao longo do ano, como outra demonstração desse propósito.
Para Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do Imaflora e membro do Observatório, “a transparência é fundamental para que a sociedade acompanhe tanto as atividades legislativas da Câmara, como a tramitação de leis, quanto as administrativas, o que inclui o uso dos recursos públicos. O avanço dos últimos anos foi considerável e a expectativa é que a próxima mesa diretora mantenha a transparência como diretriz.”
A íntegra do boletim pode ser conhecida aqui
Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.